Presença Internacional na Palestina - primavera 2002

Palestina homepage
Tactical Media Crew homepage
homepage Correspondência primavera 2002

Correspondência dos territórios ocupados


12 de Abril 2002

Ultimas notícias de Deheishe

As condições de saúde pioram e os abusos caiem sobre as equipes médicas e sobre os operadores da informação. Corrispondência com um membro da equipa médica da ONU.

Na rua principal de Deheishe ha uma presença maciça de carros armados e neste momento estão-se a dar combatimentos.

Hoje à tarde os membros da equipe médica da ONU que prestavam serviço nas ambulâncias foram mandados parar três vezes pelos militares israelitas, foram despidos, escarnecidos e duas ambulâncias foram revistadas. Durante uma das perquisições foram detidos por uma hora e meia num quartel.

Kaled, operador independente que trabalha para a TV de Belém, foi preso pelo IDF em Belém hoje à tarde por volta das 5. Enquanto estava a fazer o seu trabalho de documentação das devastações e dos crimes cometidos pelas forças israelitas, foi ameaçado de prisão se não parasse imediatamente de filmar naquela zona considerada "zona militar fechada" seja aos jornalistas que a qualquer observador ou operador (nem ambulâncias nem pessoal médico podem passar por ali). O exército confiscou a máquina de filmar e a cassete já gravada e meteu o operador num carro armado levando-o dali para fóra.

Não foi possível saber o nome do quartel onde o Kaled está detido neste momento porque as autoridades israelitas recusam-se de dar informações.

Pioram as condições de saúde na zona de Belém, enquanto o assédio militar e os bombardeamentos à Igreja da Natividade e às casas civis continuam.
Na Igreja da Natividade, que neste momento está sem luz e àgua, tem já um mártir e muitissimos feridos em gravíssimas condições e que não podem ser socorridos. As ambulâncias não podem passar na praça principal e em algumas zonas da cidade velha.

Os mortos na zona de Belém são mais de 10, entre os quais um homem de 60 anos de Deheishe, cujo corpo foi perfurado por umas 40 balas, e um outro de 48 anos também de Deheishe que está no hospital em fim de vida.

Os feridos são cerca de 200; o hospital de Belém exgotou os lugares disponiveis e os medicamentos escassejam.

Os presos são mais de 600 que foram levados para a zona militar perto de Belém. É impossivel saber da identificação e das condições de saúde deles.


Deheishe
12/04/02

Ainda muito forte o ataque dos carros armados israelitas ao campo de prófugos de Deheishe perto de Belém. O campo não se considera ocupado mas muitos tanques estacionaram-se na estrada principal impedindo à população de mexer-se e às ambulâncias de levar comida e medicamentos a Belém.
O jornalista da TV de Belém que foi preso ontem, resulta ainda detido. Partiram-lhe um braço para o impedir de continuar o seu trabalho de cameraman.


Palestina homepage
Tactical Media Crew homepage
homepage Correspondência primavera 2002

71